A AULA COMUNICATIVA DE LE NA ESCOLA – Jeanne Coelho  e María Elena Martínez

 

Tarefas por parte do professor:

ü  Planejar

ü  Corrigir

ü  Avaliar

ü  Compartilhar com colegas e coordenadores

ü  Aperfeiçoar-se

Tarefas por parte do aluno

ü  Fazer lição

ü  Aplicar conhecimentos

ü  Discutir em grupo

ü  Coletar material

A aula é um processo de aprender e ensinar línguas

ü  Modelo de hipóteses (Krashen, 1982):  organizador – filtro afetivo – insumo – monitor

              Mecanismos que operariam a filtragem emocional do insumo linguístico. No entanto, muitos

              problemas poderiam acontecer, além do ensino nas aulas.

Dificuldades de âmbito:

ü  Aluno:          os que nunca tiveram contato com outras línguas

                               a falta de consciência de que aprender uma LE não é só copiar e ler.

ü  Professor:    formação precária

                       Obedecer  os passos programados pelo Livro Didático, sem criatividade própria.

                       Livro Didático gramatizante.

 

A LE como clarão cultural

Possibilita ao aluno, não só conhecer outros códigos linguísticos, senão como também conhecer outras culturas

Macro fases de uma aula

ü  Fase 1: Clima e confiança 5 a 10 minutos

ü  Fase2:   Apresentação (de insumo novo) de 10 a 15 minutos

ü  Fase 3:  De ensaio e uso aprox. uns 20 minutos

ü  Fase 4:  Pano (fechamento do trabalho) 5 a 10 minutos

Redator: Laura López Vargas

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