seminário: sala de aula. Sobre ” Dimensões comunicativas no ensino de línguas” cap VIII

“Dimensões comunicativas no ensino de línguas”

Capítulo 8

“Como avalia um professor que começa a ensinar língua estrangeira num contexto comunicativo”

Contexto

Uma pesquisa de avaliação da aprendizajem de uma nova língua num contexto comunicativo

Desde o enfoque nocio-funcional.

Enfoque no funcional                                                                   Forma de organizar os conteúdos numa

No organizado                 Método áudio-lingual                     forma comunicativa, segundo Clara( prof)

Dados e procedimentos

Questionário

  • A avaliação é percebida como problema?
  • Tipo de avaliação e frequência

Respostas ( Comparadas com publicações, autores: Monrow-Caroll-Werche)

Características teóricas de avaliações comunicativas:

  1. A valiação deve-me dizer “O que o aprendiz é capaz de fazer na realidade”
  2. Finalidade e necessidade da linguagem a ser criada ( situações reais)
  3. As tarefas e recortes comunicativos devem permitir “Imprevisibilidade”
  4. Avaliação deve ser: Comunicativa, qualitativa e tem que ter caráter global (a partir de situações reais)

(Clara intervenção explica um pouco sobre a função comunicativa e dá exemplos: “Use o subjuntivo criando cartaz ou cartões, aí eu peço um conteúdo linguístico”. “Abordagem quantitativa ele usou o subjuntivo cinco vezes deu resultado não talvez gramaticalmente”)

Os resultados da pesquisa

Os professores  não utilizavam formatos antigos de testes gramaticais, também não utilizavam testes formais de desempenh comunicativo.

“As escolas precisam de métodos quantitativos o que não é o melhor.”

Eles (os autores) pensavam a finalidade da avaliação e a utilidade que o aluno pode dar à língua. Todos adotavam uma avaliação qualitativa por exemplo, colocavam uma qualificação:

Muito bem!, tem que estudar mais, etc

Procedimentos de avaliação

Como avaliar numa aula comunicativa?

-Através da observação continua (o professor leva fichas com tópicos)

-Comunicativo-oral  (propor uma situação, por exemplo que o aluno peça alguma coisa para  a professora)

-Comunicativo- escrito (os alunos tem que encher uma mala com roupa de inverno e outra com roupa de verão e escrever que colocaram nas malas)

[Não é muito utilizada a autoavaliação, nem combinar a autoavaliação com a avaliação dos professores, comentário de uma aluna]

(Jeanne intervenção: “se pode fazer autoavaliação a partir de uma gravação dos próprios alunos falando e que logo eles escutem os áudios”)

[os professores não deveriam de lado a gramática, comentário de uma aluna]

Conclusões

Então os professores tem que:

-avaliar conhecimento e desempenho

-confrontar ao aprendiz

-avaliar em termos de conceitos e não de números.

Expoentes: Beba Santos, Emiliana Martínez, Ruth

Redatora: Natalia Arenas

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “seminário: sala de aula. Sobre ” Dimensões comunicativas no ensino de línguas” cap VIII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s