“Dimensões comunicativas no Ensino de Línguas”

Autor José Carlos Paes de Almeida Filho.

Capítulo I: Ensinar e aprender uma língua estrangeira na escola

 Redatora Emiliana Martinez

 

Aprender uma nova língua na escola está ligado aos valores e à importância que o grupo social ao qual a escola pertence dá a essa língua. É essa importância que determina quantas e quais línguas farão parte do currículo escolar.

A aprendizagem formal, escolar, deve se dar em duas modalidades para que essa língua estrangeira torne-se uma língua aprendida sem se restringir ao domínio de suas formas e do seu funcionamento, mas como meio de comunicação do grupo. 

Uma modalidade que busca o aprender consciente, de regras formais, típico de escola e outra que almeje a aquisição inconsciente de aprendizagem por meio de situações reais de construção dos significados da fala.

O ensinar, por sua vez, se compõe do conjunto de orientações de que o professor dispõe para encaminhar o aprender de uma língua estrangeira. Estão ligados ao ensino de uma língua estrangeira o planejamento dos cursos, a escolha dos materiais didáticos, os procedimentos para condução das aulas e os critérios de avaliação da língua.

É possível que a maneira de aprender de um aluno não seja compatível com a abordagem de ensinar que um professor utiliza, causando problemas, resistências e dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Conhecer as distinções entre o aprender e o ensinar pode ser o primeiro passo para se trabalhar de forma mais consciente em busca de maiores sucessos na aprendizagem de uma língua estrangeira.

Emiliana Martinez e Gabriela Berbert Rolim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s