Português língua estrangeira nas empresas – Natalia Arenas e Florencia Zangheri

Título:

A motivação no ensino de português como língua estrangeira nas empresas.

                                       

Tema:

Estratégias de motivação para alunos que fazem cursos obrigatórios de língua estrangeira nas empresas.

Justificativa:

Os alunos das empresas que fazem cursos obrigatórios de português como língua estrangeira o fazem sem interesse só por justificar sua presença em sala de aula.

É importante mudar esta realidade porque, no contexto atual as empresas têm interesse em que seus empregados adquiram conhecimentos em línguas estrangeiras para comunicar-se com seus colegas estrangeiros, já que se encontram em constante contato com outras sedes da mesma empresa ou outras empresas. Conhecer outra língua permite ampliar os horizontes e fazer novos negócios, além de investir na comunicação e interação empresarial.

Apresentar um novo produto ou um e-mail a um chefe que está em outro país é um obstáculo se o empregado não compartilha a mesma língua. Por isso, as empresas investem na capacitação de língua em todo seu pessoal

Problema:

Os alunos que tem língua estrangeira, como curso obrigatório, no horário de trabalho, não assistem as aulas com predisposição senão que pensam que o curso é uma hora livre de desabafo. Não concorrem as mesmas com o objetivo de conseguir um aprendizagem do idioma, por tanto a participação é mínima e o interesse é passar o curso para obter uma reconhecimento por parte da chefia.

A aprendizagem deixa de ser o foco das aulas perdendo seu objetivo.

Portanto, como podemos motivar aos alunos de língua estrangeira nas empresas segundo uma abordagem comunicativa? Levando em consideração que o curso é obrigatório e que os alunos tem que justificar seus conhecimentos na hora da avaliação.

Quais estratégias  de motivação existem? Qual é a opinião dos alunos sobre o ensino no lugar de trabalho? Qual é o enfoque a adotar?

Perguntas:

– Como motivar aos alunos para que assistam regularmente e participem das aulas de língua estrangeira?

– Que estratégias são apropriadas para esse tipo de aluno? Quais não servem?

– A escolha do material influi na motivação dos alunos?

 

Objetivos:

Gerais

– Conseguir que os alunos assistam regularmente às aulas com interesse de aprender a nova língua.

– Conseguir que o professor também esteja motivado e interessado em que os alunos aprendam.

 

Específicos

– Conhecer as técnicas e dinâmicas de trabalho que motivam aos alunos a participarem nas aulas.

– Conhecer os perfis dos grupos e as técnicas adequadas para cada.

– Escolher e preparar o material adequado aos interesses dos alunos.

 

Metodología de trabalho

A metodologia utilizada será exploratória  de tipo qualitativa baseada nos cursos de português língua estrangeira da empresa IMPSA. Observaremos e analisaremos como se desenvolvem os mesmos, quais são os temas do seu interesse, e tentaremos aplicar diferentes técnicas para avaliar como motivá-los. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s